Uma tecnologia para cada tipo de aluno

Uma tecnologia para cada tipo de aluno

07/08/2015

Cada aluno é único e possui habilidades e características diferentes. Por mais que a tecnologia ajude a alcança-los de uma maneira mais abrangente, é necessário respeitar essas peculiaridades e trabalhar de uma maneira que faça com que cada aluno tenha suas habilidades destacadas.

De acordo com uma teoria anunciada pela corrente da Programação Neurolinguística, o mundo em que vivemos é percebido de maneira diferente por cada pessoa. Cada um de nós o capta por meio dos sentidos, que utilizamos com mais frequência segundo nossa personalidade. A partir disso, foram criados três perfis, o cinestésico, auditivo e o visual. Abaixo, separamos cada um dos perfis e como a tecnologia pode ser uma aliada em cada um deles:

Visuais: pessoas visuais precisam de silêncio absoluto para ler ou se concentrar. Normalmente, são aquelas que costumam anotar para não esquecer nada, para ficarem mais tranquilas e concentradas. Para este aluno, extremamente observador, apresentações dinâmicas e divertidas podem ser a solução para prender a sua atenção. Com o Sway, por exemplo, você insere imagens e animações em suas apresentações online, fazendo que ele se torne muito mais atento ao que vai visualizar.

Auditivas: alunos que verbalizam e falam bastante também gostam de escutar outras pessoas, pois é uma forma de memorizar e reter mais informações: escutam as pessoas em voz alta, mas raramente escrevem. Podem fazer várias coisas ao mesmo tempo, diferente daquelas pessoas que são visuais, e que em alguns momentos é difícil se concentrarem caso haja muitos estímulos no ambiente. Para este tipo de aluno, o Office Mix, pode ser uma grande saída, uma vez que você, professor, pode inserir áudio e a sua própria voz narrando cada slide, fazendo com que a fixação da matéria se torne mais fácil para este perfil.

Cinestésicas: segundo a psicologia neurolinguística, apesar da tranquilidade das pessoas cinestésicas, elas têm um gosto especial por emoções e tudo aquilo que esteja relacionado com coisas físicas e manuais. Sua expressividade se traduz no gosto por abraçar, acariciar e inclusive comer. São pessoas de intimidade que, geralmente, não costumam ter muito interesse em captar detalhes do que as rodeia como são as pessoas visuais, por exemplo. A tecnologia ideal para este tipo de aluno é a tecnologia de toque. Contar com dispositivos que permitem que os alunos toquem nos exercícios para aprender podem ajuda-los a se expressar mais e melhor.

Fonte: Melhor com saúde

Os comentários estão desativados.