Como o Minecraft para educação pode ajudar professores a transformar o ensino

Como o Minecraft para educação pode ajudar professores a transformar o ensino

10/05/2017

O jogo de destruir e construir blocos, que é uma febre entre jovens do mundo inteiro, ganhou uma versão para a sala de aula, o Minecraft: Education Edition.

Muito tem sido discutido sobre a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e, o Minecraft, antes mesmo de ganhar sua versão educacional, já era utilizado para trabalhar habilidades como resolução de problemas, colaboração e a criatividade nas salas de aula. Com isso, o Minecraft: Education Edition, dá aos educadores algumas ferramentas essenciais que o ajudam a trabalhar os assuntos de sala de aula e proporciona uma aprendizagem imersiva. Por exemplo, o professor consegue criar um único ambiente e colocar todos os alunos (cada um com um personagem) no mesmo ‘mundo’ dentro do jogo para trabalharem em colaboração, estabelecendo restrições do que os alunos conseguem ou não fazer no ambiente – como impossibilitar que um aluno destrua blocos criados por outro colega de classe.

Além disso, ao começar a usar a versão educacional do jogo, o professor ingressa em uma comunidade de educadores que também utiliza o Minecraft em sala de aula, que permite o compartilhamento de planos de aula e dicas uns com os outros e a terem acesso, também, a mundos e planos de aula pré-criados, com o objetivo de fazer o professor ganhar tempo com seus alunos.

Assista ao vídeo e veja a visão de educadores que já utilizam o Minecraft: Education Edition em sala de aula (o material está em inglês):

Uma nova funcionalidade que foi recentemente adicionada à essa versão do jogo é chamada de Code Builder, ou Criador de Códigos, em português. Essa nova funcionalidade possibilita os professores e alunos a escreverem códigos com o objetivo de explorar, criar e aprender no mundo de Minecraft.

O Minecraft: Education Edition está atrelado ao Office 365 para Educação, exclusivamente, e os valores comerciais ainda serão divulgados pela empresa. O software estará disponível para Windows 10 e Mac OS, necessitando de conexão com a internet para login e multiplayer. Saiba mais sobre o Minecraft: Education Edition nesse site (em inglês).

Os comentários estão desativados.