Como utilizar conceitos da Cultura Maker para celebrar o Dia dos Pais

Como utilizar conceitos da Cultura Maker para celebrar o Dia dos Pais

08/08/2017

Usar elementos da Cultura Maker em sala de aula pode ser uma iniciativa para abordar o dia dos pais em sala de aula

Em textos passados, já falamos sobre o quanto a Cultura Maker está ganhando espaço nas salas de aula de todo o mundo. Isso vem acontecendo porque, utilizando elementos deste conceito, o professor consegue fugir do tradicionalismo das aulas expositivas e trabalhar os mesmos conceitos por meio de atividades práticas que os alunos desenvolvem com as próprias mãos – além de trazer dinamismo para sua aula.

Se você é um educador que quer começar a utilizar esses conceitos, aproveite que o dia dos pais está chegando (dia 13 de agosto) e faça uma atividade com seus alunos em que eles possam construir o próprio presente para os pais. A ocasião da data é apelativa e com certeza os alunos vão se empenhar em desenvolver um presente para os pais.

Aqui vai uma dica do que se pode ser feito como presente: utilizando apenas de uma porca de parafuso, um parafuso, papel paraná, um pedaço de EVA e massinha de biscuit, você consegue fazer com que seus alunos criem um porta óculos! Abaixo está um passo a passo rápido de como fazer.

1. Fazer um furo pequeno no meio (para prender o parafuso depois) e outro no centro em cima (caso queira prender na parede) do papel paraná.

2. Cobrir o papel paraná com o pedaço de EVA.

3. Prender o parafuso com a porca no centro do papel paraná.

4. Modelar a massinha de biscuit com o formato de um nariz. É importante deixar um espaço para prender os óculos entre a massinha e o papel.

5. Prender a massinha no parafuso e finalizar o molde do nariz.

6. Colar a parte de baixo do ‘nariz’ com cola quente.

Pronto! Agora os alunos fizeram um porta óculos que deve ter ficado mais ou menos como a ilustração acima. Para saber mais sobre a Cultura Maker, leia o artigo neste link.

Os comentários estão desativados.