Conheça a certificação internacional que ajuda o educador a adotar tecnologia na sala de aula

Conheça a certificação internacional que ajuda o educador a adotar tecnologia na sala de aula

31/08/2016

Não existem mais dúvidas de que o modelo tradicional de ensino, em que os alunos ficam sentados em uma cadeira com o caderno aberto, passivamente, enquanto o professor passa o conteúdo utilizando giz em um quadro negro, já não atendem às necessidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades que o mundo atual exige. Cada vez mais, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação são imprescindíveis, e essas habilidades quase não são desenvolvidas no modelo tradicional. Devido à essa realidade, o uso de ferramentas de tecnologia é visto como um aliado e facilitador para que essas habilidades sejam desenvolvidas.

O avanço das tecnologias, junto com a possibilidade de acesso para uma maior parte da população, vem fazendo com que a aplicação dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizado se tornem realidade. Entretanto, a adoção de tecnologia neste processo não é tão trivial quanto parece. É preciso que o educador saiba a melhor forma de aplicar pois, caso contrário, ele pode até atrapalhar o processo e perder um tempo que ele poderia estar aproveitando de outra forma.

Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu um curso, baseado nas definições de habilidades do século XXI da UNESCO, que trabalha com o educador conceitos e práticas de aplicação de tecnologia em sala de aula, com o objetivo de instruir e preparar o educador para conseguir adotar a tecnologia de forma efetiva. O curso ‘Ensinar com Tecnologia’ (veja o relato de uma professora sobre o conteúdo do curso aqui) é gratuito e foi desenvolvido inteiramente em português, com duração 36 horas, dividido em quatro módulos. Ao final do curso, o professor está preparado com o conteúdo e nível de conhecimento necessários para realizar a prova de certificação MCE (Microsoft Certified Educator), da Microsoft.

A certificação MCE está disponível no Brasil e em todos os países que a Microsoft atua. Ela é exatamente a mesma em todos os países, tanto em termos de conteúdo – pelo modelo de preparação para a prova –, quanto em termos de validade – por ser uma certificação internacional, ela é reconhecida em todos os países do globo. Uma certificação é o que comprova que o educador domina aquela prática/conteúdo e, além de ter uma referência de que ele realmente conhece os conceitos e sabe utilizar tecnologia em sala de aula, ter uma certificação traz um diferencial para o currículo deste educador.

Até o momento existe apenas um centro certificador no Brasil, o Instituto Paramitas, que fica em São Paulo. O Instituto, por ser um centro certificador, possui instalações para conseguir aplicar a prova que são exatamente as mesmas em todos os países do mundo.

Contudo, professor, mesmo que você não esteja em São Paulo para realizar a prova, é muito importante que você faça o curso e adquira estes conhecimentos, a fim de conseguir aplicar novos conceitos e práticas de ensino, que vão ajudar seus alunos a desenvolverem habilidades importantes para os dias de hoje.

Os comentários estão desativados.